“Venda da Sabesp é a maior negociata dos últimos tempos”, diz Gleisi, em crítica a Tarcísio

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, criticou o processo de privatização da Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp), finalizado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na última terça-feira (24). Ela afirmou que a empresa foi vendida ao mercado financeiro por um valor inferior ao de mercado.

“A venda da Sabesp, conduzida de forma acelerada pelo bolsonarista Tarcísio Freitas, é a maior negociata dos últimos tempos. A maior empresa de saneamento do país foi vendida sem concorrência e por um preço muito menor do que seu valor real, até mesmo abaixo da cotação na Bolsa. Além disso, um acionista com apenas 15% do capital agora controla o negócio,” criticou Gleisi.

Gleisi Hoffmann também questionou a falta de cláusulas contratuais para a universalização do acesso à água em São Paulo. “Pior ainda: sem nenhuma obrigação contratual de universalizar o acesso à água e ao esgoto, nem de melhorar o serviço. Países e grandes cidades ao redor do mundo estão reestatizando empresas de saneamento, vendidas durante a onda liberal do século passado, porque água não é um negócio privado, é um serviço público. Não existe bolsonarista moderado: nem na política nem na sede de vender o estado,” lamentou.

Na manhã da última terça-feira, Tarcísio de Freitas participou de uma cerimônia que oficializou a venda da Sabesp ao mercado financeiro. A maior empresa de saneamento do país, que registrou um lucro líquido de R$ 3,1 bilhões em 2023, teve 32% de suas ações vendidas por um preço abaixo da média.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Combate às fake news

Realizações por municípios

Confira as realizações do Governo Lula na sua cidade.