Proposta por Lula ao G20, Aliança Global contra a Fome e a Pobreza será lançada nesta quarta-feira

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal projeto da presidência brasileira no G20 para combater a insegurança alimentar, será lançada nesta quarta-feira (24). Este programa, composto por propostas com eficácia comprovada, estará aberto à adesão de qualquer país. O evento de lançamento ocorrerá na sede nacional da ONG Ação da Cidadania, focada no combate à insegurança alimentar, e contará com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, conforme reportado pelo jornal O Globo.

As políticas e estratégias de combate à fome que estão sendo elaboradas pela presidência brasileira no G20 — grupo formado por 19 das maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana — vão além da distribuição de alimentos. Elas também buscam a integração social e econômica dos mais pobres e pequenos produtores, visando incluí-los no mercado de alimentos tanto nacional quanto global.

Nas discussões para a criação da aliança, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi destacado como uma das iniciativas com maior impacto. Este programa exige que 30% dos alimentos adquiridos sejam provenientes de produtores locais, gerando um retorno significativo sobre o investimento. O G20 estima que para cada dólar investido, há um retorno de nove vezes o valor em termos de redução de danos em outras áreas sociais. O PNAE é um dos maiores programas de acesso à alimentação no Brasil e é reconhecido mundialmente.

Saulo Ceolin, coordenador da Força-Tarefa do G20 para o estabelecimento da Aliança Global, ressalta que a maioria das 730 milhões de pessoas que sofrem de fome no mundo vive em áreas rurais. Por isso, o fortalecimento da agricultura familiar é essencial no esforço de combate à fome.

No Brasil, para aumentar o acesso dos produtores familiares ao mercado consumidor, o Ministério do Desenvolvimento Social, liderado pelo ministro Wellington Dias, assinou um acordo com o Programa Mundial de Alimentos (WFP), a agência de assistência alimentar das Nações Unidas, para que os produtores brasileiros possam fornecer alimentos ao programa.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Combate às fake news

Realizações por municípios

Confira as realizações do Governo Lula na sua cidade.