Novo PAC Saúde quadruplica atendimento odontológico móvel nos municípios

O novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC Saúde) selecionou 395 municípios em todas as unidades federativas para receber 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOM). A meta inicial de 202 veículos foi dobrada devido à grande demanda: 3.232 propostas de mais de 3 mil municípios foram apresentadas. O investimento total é de R$ 208 milhões, com um custo estimado de R$ 513 mil por unidade.

A aquisição das UOM pelas prefeituras e pelo Distrito Federal quadruplica a quantidade nacional atual. Cada veículo atende, em média, 2 mil pessoas, o que permitirá que 800 mil pessoas recebam atendimento odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O principal objetivo dessa estratégia é alcançar populações em áreas de maior vulnerabilidade social. O plano de ampliação inclui equipes de Saúde Bucal vinculadas às Equipes da Estratégia de Saúde da Família (eSB) e Equipes de Consultório na Rua (eCR).

Dois critérios guiaram a seleção das propostas para beneficiar áreas vulneráveis e municípios extensos com zonas rurais ou comunidades isoladas. Com base no Índice de Vulnerabilidade Social, foram selecionados 240 municípios, representando 60% do total. Outros 160 municípios foram selecionados com base em critérios de área, como densidade demográfica e extensão territorial, representando 40% do total.

As UOM são consultórios odontológicos instalados em furgões adaptados, equipados com cadeira odontológica completa, kit de peça de mão contendo caneta de alta e baixa rotação, aparelho de RX-periapical, compressor odontológico, aparelho amalgamador, aparelho fotopolimerizador, autoclave, instrumentais e materiais permanentes odontológicos.

Propostas habilitadas não selecionadas

Propostas habilitadas são aquelas que atenderam a todos os pré-requisitos do Novo PAC Saúde, passaram por todas as etapas de triagem, mas não foram selecionadas. No eixo Saúde, há 2.758 propostas que se enquadram nessa categoria e que poderão ser executadas por meio de emendas parlamentares. O prazo para indicações termina na quarta-feira (20).

As emendas também poderão contemplar propostas selecionadas pelo Ministério da Saúde para financiamento pelo Novo PAC Saúde. Nesse caso, o ministério financiará integralmente outra obra ou equipamento indicado pelo parlamentar entre as propostas habilitadas.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Combate às fake news

Realizações por municípios

Confira as realizações do Governo Lula na sua cidade.