Brito Coelho, presente: PT perde um de seus maiores líderes na Baixada Santista

Na manhã desta terça-feira (10), faleceu José Hildemar Brito Coelho, ex-vereador de São Vicente e uma das maiores referências do PT na Baixada Santista. Sua partida, aos 62 anos, acontece justamente no dia em que o Partido dos Trabalhadores completa 45 anos de fundação, marcando o encerramento de um ciclo de lutas que ajudaram a moldar a história do partido na região.

Uma trajetória de luta e compromisso com o povo

Brito Coelho foi um dos grandes responsáveis ​​pela construção do PT em São Vicente. Sua militância começou ainda na juventude, quando ajudou a fundar o partido na cidade e, com apenas 20 anos, foi eleito vereador nas eleições de 1982 – as primeiras disputadas pelo PT. Até hoje, ele segue como o mais jovem parlamentar da história vicentina. Seu compromisso com as pautas populares e a luta por justiça social garantirá mais três mandatos consecutivos na Câmara Municipal.

Em 2004, Brito disputou a prefeitura de São Vicente, conquistando mais de 30 mil votos e reafirmando sua representatividade junto à população. Sua habilidade política e seu trânsito entre todas as correntes do partido o levaram a ocupar postos de destaque, chegando à progressão da Macro Baixada Santista por dois mandatos consecutivos, de 2001 a 2007.

A construção de um projeto regional do PT

À frente da evolução da Macrorregião, Brito implementou um Projeto Estratégico Regional , elaborado coletivamente com lideranças petistas da região. Seu trabalho resultou em uma das maiores vitórias da história do PT na Baixada: em 2002, o partido venceu a eleição de quatro deputados (dois federais e dois estaduais) e Lula venceu no primeiro turno em todos os nove municípios da região.

Esse avanço político se consolidou ainda mais em 2004, quando o PT aumentou sua presença nas Câmaras Municipais, elegendo 16 vereadores – a maior bancada da história do partido na Baixada Santista.

Deixa um legado

Brito Coelho deixa um legado inestimável para o PT, para São Vicente e para a Baixada Santista. Além da militância, era apaixonado por sua família e pelo Palmeiras, seu tempo do coração. Deixam sua esposa, Dijane, seus filhos Juliana, Guilherme e Michelle, além de seu neto, Théo.

O velório acontece na Câmara Municipal de São Vicente, no dia 11/02, das 09h00 às 16h40. O sepultamento será realizado no Cemitério Metropolitano, às 17h00.

A Macro PT Baixada Santista se solidariza com familiares, amigos e companheiros de luta neste momento difícil. Brito Coelho, presente hoje e sempre!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Combate às fake news

Realizações por municípios

Confira as realizações do Governo Lula na sua cidade.